Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Sabe o que é autorresponsabilidade? Essa atitude pode mudar sua vida

Sri Prem Baba

27/10/2017 04h00

O jogo de acusações precisa acabar.

Os sábios costumam dizer que são nos momentos de crise que mais podemos crescer, aproveitando as adversidades e as dúvidas como veículos para nos impulsionar em direção à verdade. E o ciclo do tempo que estamos vivendo agora, com todos nossos sistemas entrando em colapso, tem nos exigido muito. Resta nos perguntarmos: qual é o nosso papel nesse momento?

Considero essa ocasião muito propícia para nos aprofundar no autoconhecimento e desenvolver a autorresponsabilidade. Um tempo para compreender que você está onde se coloca e assim, utilizar os seus recursos, repertório e inteligência para se apropriar do seu destino. É uma chance de darmos um salto quântico na nossa evolução enquanto humanidade, e isso só será possível se nos responsabilizarmos pelos nossos atos; caso contrário, seremos verdadeiras vítimas guiadas por impulsos inconscientes.

Para isso acontecer precisamos ter consciência das contradições que nos fazem ir a uma direção contrária da qual queríamos, sabotando nossa felicidade. Quem nunca se pegou falando uma coisa e fazendo outra? Geralmente conhecemos a parte em nós que quer o bom, o alegre e o próspero. A questão é que também carregamos outra parte, que costuma permanecer bem escondida dentro de nós e que vai contra ao que conscientemente tanto desejamos. É ela quem cria a contradição e, por sua vez, o sofrimento.

Talvez seja mais fácil procurar essa contradição em seus relacionamentos, pois costumam aparecer com maior clareza. Quanto maior o vínculo emocional com alguém, maior a capacidade dessa relação te provocar. Ela funciona como um espelho que permite ver quando você fala uma coisa e faz outra.

Também posso explicar isso de uma maneira um pouco diferente. O desafio desse tempo é recusar o jogo de acusações, esse hábito profundamente enraizado de acusar o outro por sua infelicidade. Você acusa o outro por sua incapacidade de amar porque não é capaz de se responsabilizar por ela.

Em outras palavras, o despertar do amor depende única e exclusivamente de você. O outro não tem o poder de perturbar ou fechar seu coração, é você quem permite que o outro te perturbe e por isso, se fecha. Isso acontece porque há muito tempo viemos aprendendo a tratar o mal com um mal ainda pior. Se alguém maltrata você, a tendência é se vingar usando a sua energia para derrubar a pessoa. Isso acontece nas relações íntimas, nas famílias, nos diferentes grupos sociais, entre países, e assim vamos perpetuando a guerra.

Esse ciclo do tempo está pedindo uma urgente mudança de hábito, e isso não é tão simples. Mas como fazer para que isso aconteça em grande escala? Quando puder transformar a si mesmo, influenciará naturalmente as pessoas ao seu redor criando uma rede que vai se perpetuando por si só. Esse comprometimento já é suficiente para trazer a mudança.

Não significa que isso vai acontecer como em um passe de mágica. De uma forma geral esse processo de transformação leva tempo para ocorrer por conta do grau de enraizamento do condicionamento. Mas se você consegue compreender isso e se compromete com a transformação, dá início ao processo. E quanto mais você dá e se dedica, mais você recebe.

Aos poucos, esses comportamentos destrutivos vão se dissolvendo e a cada mergulho no lago de amor você sai mais livre, mais consciente e mais senhor de si mesmo.

Tomar consciência disso é o ponto de mutação.

Aí está a chance da virada.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba