Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Como ir além da mentira e se libertar dos círculos viciosos da vida

Sri Prem Baba

01/12/2017 04h05

Há muito tempo que preferimos usar máscaras em vez de mostrarmos quem realmente somos (Crédito: iStock)

Tenho dito que a honestidade é o valor que precisamos mais urgentemente colocar em prática. Quando falo em honestidade, me refiro a uma busca constante pela verdade do nosso coração –a verdade de quem realmente somos, o que viemos fazer aqui e como nossa alma deseja se expressar no mundo. Acontece que para manifestarmos esse grau de honestidade precisamos percorrer um longo caminho, abrindo mão das mentiras que nos contaram e que seguimos contando para nós mesmos.

Há muito tempo, temos preferido encarar a vida usando "máscaras", que escondem nossos sentimentos e a verdade de quem somos. Isso se dá porque, em algum momento da nossa jornada, tivemos nossa espontaneidade reprimida, acreditando que não éramos adequados e não deveríamos ter a liberdade de simplesmente sermos, rompendo, assim, com a nossa essência.

Desde então, passamos a negar as nossas verdades mais íntimas, andando na contramão da felicidade.

Mas, em algum momento, somos convidados a transitar da mentira para a verdade e do sofrimento para a alegria. Para ir além –volto a dizer– precisamos colocar a honestidade em prática, o que significa olhar para as nossas mentiras.

Entenda que a mentira é uma prisão e que por trás dela existe medo. Você tem medo de encarar a verdade e não dar conta das consequências disso, seja abrir mão de apegos que o fazem ficar estacionado em alguma zona de conforto, seja encarar a reação das pessoas com quem se relaciona e estão acostumadas com o seu "falso eu".

O fato é que preso em mentiras você está perdendo uma grande chance de evoluir nesta encarnação.

Se estiver atento, vai perceber que, sem honestidade, principalmente consigo mesmo, passará a vida andando em círculos, caindo repetidamente nos mesmos buracos. Se isso estiver acontecendo em sua vida, peça clareza para ver onde é que tem mentido para si e para os outros. Se não encontrar a resposta, talvez seja porque ainda não tenha conseguido ser honesto em seu pedido. Nesse caso, não desanime. Continue perseguindo a verdade.

Outro indicador da falta de honestidade consigo é a doença física, possivelmente o maior efeito colateral da mentira. Ao se enganar repetidas vezes, o corpo começa a adoecer e seu metabolismo, se desequilibrar. Quanto mais tempo você permanece amarrado nas mentiras que conta para si, e, consequentemente, para os outros, mais doenças físicas começam a se manifestar.

Lembre-se de que a vida neste planeta é como uma bolha de sabão: quando você menos espera, o jogo acabou. E não falo isso para amedrontar. Não quero forçá-lo a falar a verdade, porque sei que para lidar com esses sentimentos há tanto tempo reprimidos é preciso ter uma boa estrutura emocional. Porém, queria propor uma reflexão: observe quem é –dentro de você– que acredita que não dá conta de encarar a verdade, de ser honesto consigo próprio. Então questione se essa crença é verdadeira ou mentirosa.

Convido-o a investigar melhor esse medo. Permita-se conhecer as histórias que ele te conta, as fantasias do que pode te acontecer caso você resolva ser honesto. Pode ser que você passe mesmo por alguns apuros nessa transição, mas como já foi dito, "a verdade vos libertará". Só assim será possível expandir em consciência.  Só assim será possível expressar o amor.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba