Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Só a amizade fará com que um casal atravesse os desafios de se relacionar

Sri Prem Baba

08/12/2017 04h20

Crédito: iStock

Já faz tempo que tenho trazido à tona a importância de transformarmos as bases do casamento, encontrando um novo jeito de nos relacionar intimamente. Nos relacionamentos, temos a chance de purificar aspectos do ego. É, também, por meio deles, que construímos novas bases para a sociedade. Eu falo de um relacionamento em que os parceiros possam ser amigos de verdade, sentindo-se à vontade para ser quem são de fato, podendo falar tudo aquilo que se passa dentro de cada um e também podendo ouvir a revelação do outro.

Esse nível de intimidade requer muita honestidade, não podendo haver mentiras e segredos entre o casal em nenhum nível. A mentira a qual me refiro pode acontecer de forma deliberada. Ou seja, você realmente esconde algo do outro. Pode, ainda, acontecer de forma mais sutil por meio do autoengano –quando você mente para si mesmo.

Por isso digo que ser verdadeiro não é algo tão simples assim. Em algum momento nos perdemos de nós mesmos e passamos a usar uma armadura para fingirmos ser quem não somos. Com o tempo, ficamos sem referências de quem éramos de verdade e só conseguimos fazer o caminho de volta para o nosso "eu real" tendo muita coragem para nos autoconhecer.

Geralmente, despertamos para essa busca tomados por sentimentos difíceis como uma angústia, ansiedade ou pânico inexplicáveis. E à medida que vamos nos dando conta das mentiras que contamos para nós mesmos, vamos tendo que aprender a lidar com os desconfortos do trânsito do falso (da máscara que usamos a vida toda) para o real. Sinto que o que pode ajudar nesse momento é o casal se comprometer a ter bons diálogos e aprender a acolher um ao outro.

Compreenda que toda mentira tem base no medo e que o medo é a antítese do amor. Ou seja, onde há medo não há espaço para o amor de fato. Por mais que esse mergulho dentro de si em busca da verdade de quem é possa parecer assustador, ele também pode ser maravilhoso se você está consciente da importância de desfazer-se das suas máscaras e mentiras.

Essa travessia permitirá a você transitar para o prazer positivamente orientado –o prazer na alegria de estar junto, na amizade e no companheirismo –, deixando de lado o tão comum prazer negativamente orientado, centrado no sadomasoquismo, em rejeitar e ser rejeitado, em que você mente para criar situações de prazer porque está acostumado a senti-lo quando ameaçado. Se tudo fica muito seguro, seu tesão desaparece.

Assim, estamos falando de um movimento da máscara para o ser; da superfície para o centro, e para isso se faz necessário muito amor. Esteja atento para que o medo não interrompa o seu processo, porque, no fundo, você quer ter garantias de que ao revelar as verdades mais íntimas do seu ser e ao escutar as verdades mais íntimas do outro, sua relação não será abalada. Essa segurança que você procura não existe.

Aviso, desde já, que seu relacionamento sofrerá turbulências à medida que descortinar tudo o que é falso aí dentro.

Por isso disse, desde o início, que só a amizade poderá fazer com que um casal atravesse os desafios de se relacionar a partir da verdade.

Se há amor, se há consciência de parceria e amizade, então um dá a mão para o outro para atravessarem essa noite escura juntos, até que possam chegar ao amor puro.

Coragem!

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba