Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

A vida é cíclica: então o que fazer para não sofrer com os altos e baixos?

Sri Prem Baba

16/02/2018 04h10

Crédito: iStock

Tem dia em que faz sol e calor. Em outros, chove e faz frio. Há momentos em que as nuvens são claras e também em que são escuras. Você é o mesmo em ambas as situações?

Pare para pensar: você lida com a alegria da mesma forma que encara a tristeza?

Equanimidade mental é a capacidade de manter a mente verdadeiramente serena em qualquer situação, sem perder seu eixo diante das adversidades ou das conquistas da vida. Mas para chegar aí, existe um caminho a percorrer.

Um dos atributos que contribui para essa serenidade da mente é a capacidade de recomeçar a cada momento, de renascer a cada instante. É conseguir renovar os seus votos com o caminho da autorrealização a cada singular instante.

Tudo na natureza se renova o tempo inteiro e a nossa lição é aprender a fazer o mesmo. Só assim poderemos estar sempre presentes e é dessa presença que nasce tudo aquilo que é belo, criativo, verdadeiro e que tem real valor.

Renovar-se a cada momento é sinônimo de não se identificar com aquilo que é transitório. E o que é transitório? Seus pensamentos, emoções, sentimentos. Eles passam por você como as nuvens passam no céu. Se você os assume como sua última verdade, se acredita que eles são você, perde a sua capacidade de ser o céu, que está sempre ali, deixando que a nuvens passem.

Faça esse exercício: você é o céu, que é permanente, e os seus sentimentos são as nuvens passageiras. Não se apegue a elas.

 

A vida é cíclica. Ora estamos no pico da onda, ora no vale. Se você puder estar no vale consciente e sem se intimidar, sabendo que esse estado é só uma preparação para a próxima subida, não terá mais motivo para se assustar com essas descidas. Se você pode observar as nuvens sem se identificar com elas, terá encontrado a saída do labirinto. Aí o sofrimento não te pega mais.

O sofrimento pega você por meio da comparação e do desejo. É assim que sua consciência é tragada. Com a mais sutil falta de cuidado, você compara e deseja, querendo ser ou ter aquilo que acredita que o outro tem ou é, e que você não. Assim, fica preso no labirinto do tempo psicológico, transitando do passado para o futuro e vice-versa.

Porém, se uma nuvem escura insiste em aparecer em sua frente e você insiste em se identificar com ela, preste atenção. Ela está indicando que ainda existe um ponto escuro no seu sistema que precisa ser purificado. Estou propondo que se exercite focando na presença, observando e deixando seus pensamentos e emoções passarem. Mas, se perceber que há muito diálogo entre você e um deles, esteja presente dentro dessa conversa e procure identificar qual é o seu conteúdo e se isso é realmente útil nesse momento.

Então, meu amado amigo, aceite todas essas ondulações da energia como materiais de escola. Aceite com alegria essa chance que está tendo de progredir na senda da equanimidade mental. Seu trabalho estará completo quando puder parar de correr, seja para ir atrás da alegria ou para fugir da tristeza.

Só assim você será livre de verdade. Livre para ser quem de fato é. Que possamos ampliar nossa capacidade de nos renovar a cada instante.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba