Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

4 ações práticas para acessar o seu propósito

Sri Prem Baba

18/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Estamos vivendo uma transição em que cada vez mais pessoas buscam por uma realização maior, que vá além da realização financeira. Uma nova consciência tem brotado pedindo para que nos alinhemos com o nosso propósito. Ao nascer, cada um de nós trouxe consigo a lembrança do que veio fazer no mundo. Porém, com o tempo, a criança começa a acreditar que aquilo que ela trouxe consigo e que precisa realizar não seja o certo ou o melhor a fazer, seja porque não é rentável, seja porque foge das expectativas de sua família. Dessa forma ela vai se desviando de seu propósito e movendo sua energia para outro lado.

Ao pegar a rota contrária ao seu propósito, inevitavelmente terá que enfrentar consequências. A principal delas é uma compulsão por fazer. O adulto faz um monte de coisas, desejando reconhecimento e sucesso, mas não sabe, muitas vezes, por que ou para que está fazendo tudo aquilo. Em algum momento, porém, quando sentimentos de desprazer, angústia, desencaixe e desconforto ao realizar o seu trabalho começam a aparecer, começa a se questionar: Por que escolhi fazer essas coisas? O que realmente me deixa feliz? Qual o meu lugar no mundo?

Nessa busca, muitos acabam criando ansiedade, colocando mais um impedimento em seu caminho. Entenda que a consciência do propósito é um florescimento que só chega quando você consegue se entregar para o fluxo espiritual. O propósito da sua alma é Deus agindo através dos seus dons e talentos. Isso só pode acontecer quando a personalidade está devidamente preparada e madura, capaz de se render ao fluxo divino. Antes de estar suficientemente maduro, o que você pode fazer é provocar a maturidade, se movendo em direção à consciência do propósito.

Não existe um manual de dicas para alcançar o propósito da sua alma, mas algumas ações práticas podem ajudar você a abrir caminhos para a lembrança do que veio fazer aqui:

  • Cultivar o silêncio por alguns minutos todos os dias permite que você vá, aos poucos, encontrando as respostas que procura. A prática diária é capaz de aquietar seus pensamentos e treinar seu poder de auto-observação para que comece a perceber o que impede de ser feliz e o que já dá conta de transformar;
  • O propósito sempre diz respeito a contribuir com o despertar da consciência; a fazer o outro feliz. Comece a olhar para seus relacionamentos e para a raiva que carrega das pessoas. Todos os dias, antes de dormir, pegue um caderno e faça uma pequena retrospectiva do seu dia. Procure identificar os momentos em que você se perdeu e repetiu um padrão negativo, destrutivo. Veja o que em você ativou o pior no outro. Comece a assumir responsabilidade pela realidade que cria. Ao tomar consciência do ódio que te habita, dará o primeiro passo para voltar a deixar o amor fluir;
  • Lembrar-se do que você gostava de brincar quando criança pode trazer pistas do que veio fazer no mundo. Faça uma lista do que te dava prazer na infância e compare com o que faz Procure ir além dos rótulos: se gostava de brincar de bonecas, por exemplo, pode ser que cuidar seja algo inerente ao seu ser e se manifeste de formas mais sutis em seu trabalho. O exercício é buscar esses links;
  • O poder da oração também pode ser bem-vindo na busca pela lembrança do propósito. Peça para a existência, para o seu Eu real se revelar. Diga: "Revela-te, mostra-me a que veio. "Onde quer que eu esteja? O que quer de mim?". E, quando fizer esse pedido, tenha a humildade de aceitar o comando.

Na medida em que vai se conhecendo, vai também se libertando do sistema de crenças que te fez andar na contramão e voltando a ter notícias do seu Eu real, abrindo caminhos para o florescimento de quem é e do que veio fazer aqui.

Que você se realize no amor e na verdade.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba