Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Mudança de vida: como dar esse passo sem se machucar

Sri Prem Baba

08/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Parece natural que ao se aproximar do autoconhecimento você passe a sentir vontade de mudar algumas coisas na sua vida – e às vezes, a sua vida inteira. Isso porque, pouco a pouco, você começa a escutar com mais clareza os comandos do seu coração que, por sua vez, deseja realizar a meta maior, o sonho maior da sua alma.

Na medida em que vamos despertando, vamos também sendo convidados a fazer transformações. No mais profundo, o convite é para se arriscar a abrir mão da mente condicionada e cheia de apegos. E não existe uma receita de como isso vai acontecer porque seguir o coração é uma grande aventura cheia de riscos. Não é possível controlar o processo, mas é possível empenhar-se para que essas mudanças aconteçam de uma forma mais suave, principalmente se você tem responsabilidades das  quais não pode largar mão.

Você pode se programar para fazer essa mudança de forma gradual, até porque não é sábio simplesmente largar tudo sem ter realmente clareza de que o universo está te levando para uma direção. A não ser que você esteja podendo se dar isso de presente: largar tudo e ficar sem fazer nada por um tempo, respirando e abrindo espaço para ganhar clareza do que fazer e para onde ir.

De qualquer forma, mesmo que você não tenha condições de largar tudo, o mais importante é estar atento aos sinais, às sincronicidades porque se o coração está levando para a realização da sua meta, para a realização do seu sonho maior, ele vai mostrar como. E o coração fala com você através dessas coincidências misteriosas que não se explica.

Pode acontecer, por exemplo, de tudo conspirar a favor de seguir por um caminho e, em dado momento, você quebrar a perna. Isso não significa que o caminho estava errado, afinal de contas, ele estava aberto, tudo fluía a seu favor. O que acontece é que seu coração escolheu essa rota justamente para que você passasse por certas purificações, aprendesse o que fosse necessário. Esse processo de cura nem sempre é agradável e como você não o compreende, se fecha e entra em dúvida.

Entenda que essa pequena semente de dúvida é capaz de destruir toda a confiança que você conseguiu juntar para dar o primeiro passo e ir além do medo. Com ela você se fecha até que amadureça e possa compreender o processo. Porém, quando consegue compreender, volta a sentir o universo a seu favor e então, de novo, se entusiasma e volta a caminhar.

Às vezes é preciso romper, mudar, se aventurar, passar o que tiver que passar, viver o que tiver que viver, sofrer, se alegrar… até ir além do sofrimento e da alegria, da dualidade, até que você possa encontrar o tesouro daquilo que é eterno e que nunca morre, que não se divide.

Assim é a impermanência da vida e seus ciclos. Da mesma forma como o momento mais frio e escuro do dia acontece pouco antes de amanhecer e tudo clarear, somos testados com cada vez mais rigor na medida em que nos aproximamos de nosso coração. São intervalos sombrios e desafiadores, mas eles sempre passam.

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba