Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Algumas coisas não estão avançando na sua vida? Pode ser sua energia

Sri Prem Baba

07/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Existe uma lei psíquica nessa vida que precisa ser compreendida: se o que você tanto deseja vive lhe fugindo das mãos, é porque, inconscientemente, você também diz não para isso e, possivelmente, ainda tenha pouca habilidade para lidar com esse não.

Entenda que, muitas vezes, o sim e o não atuam simultaneamente na mesma área da vida, gerando contradições. Você quer e não quer ao mesmo tempo. Acontece que essa dualidade nem sempre é consciente, e é aí que a sua vida fica travada.

Quando a corrente afirmativa está prevalecendo no sistema, ela se move livremente. Não há impedimentos. Com pouco esforço as coisas acontecem e você se sente com sorte. Porém, quando é a corrente negativa que está predominando, não importa o quanto você se esforce, parece não sair do lugar. Pior: não consegue nem mesmo perceber como se sabota e acaba caindo em outra armadilha: acreditar ser vítima das situações.

Você começa a procurar culpados por suas dificuldades e se distrai com esse jogo de acusações, afinal, é muito mais fácil achar que é uma vítima da situação do que encontrar sua responsabilidade nela.

É verdade que identificar o sabotador da felicidade não é uma tarefa simples. Para isso, é necessário estar muito disposto a ferir sua vaidade e admitir que é você mesmo quem se coloca no inferno. Embora quisesse estar em um lugar diferente, mais bem resolvido, ainda está amarrado em pendências.

Enquanto não quiser ver, a corrente negativa atuará inconscientemente por você, indicando a sua grande inabilidade para lidar com ela, para lidar com esse não. Um dos aspectos dessa inabilidade é você não acreditar que ele existe. Parece algo insano mesmo –como pode haver um não para isso que eu quero tanto? –, mas preciso te dizer que ele existe e a única forma de ir além é tomar consciência de sua existência.

Tomar consciência do não em relação a isso que conscientemente deseja é o início do processo de elaboração e de transformação dessa dificuldade. E você pode fazer isso observando as contradições que habitam seu ser; com atenção, poderá enxergar o jogo. Faça uso da oração: peça para ver por que essa contradição existe. Quais as crenças desse não, que histórias você contou para si mesmo e que agora dão sustentação para ele atuar em sua vida?

Outra chave nesse processo é observar em quais áreas há insatisfação ou repetições negativas, já que são essas as portas de entrada para o inconsciente. Se elas estão aparecendo em sua vida, vá explorar o que está segurando e fazendo com que se esforce tanto para conseguir algo sem obter êxito.

Lembre-se que uma das razões para estarmos aqui é nos tornarmos exploradores da consciência. E, ao explorar a consciência, inevitavelmente temos que aprender a dar conta de transformar o não em sim. Temos que dar conta de nos alinharmos com a corrente afirmativa.

Se olhar a partir desse ângulo, vai achar que a vida é sua amiga, porque mesmo as dificuldades são somente uma forma de empurrar você para frente e para cima.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba