Topo

Por que praticar a #gratidão é um ótimo remédio contra todos os males

Sri Prem Baba

17/11/2017 04h00

Crédito: iStock

Não sei se você já reparou mas, sempre que se sente verdadeiramente grato por alguma coisa, todo sofrimento vai embora. Isso porque, quando a gratidão se faz presente, sobra pouco (ou nenhum) espaço para aquele estado de vítima, de quem está sempre reclamando e acusando os outros por algo que não vai bem na própria vida, se isentando de qualquer responsabilidade em relação às próprias escolhas e fazendo com que você permaneça sofrendo.

Como temos visto, toda a entidade humana neste planeta sofreu algum choque de desamor, mas é muito importante que possamos ir além disso, compreendendo o porquê de termos passado por determinadas situações difíceis.

Lembre-se de que a meta principal da vida é responder às perguntas: "Quem sou eu?" e "Quem habita esse corpo?".

São as resposta a essas perguntas que trarão o sentimento de pertencimento e o farão abrir mão do sofrimento. Mas para se mover em direção a essas respostas, você precisará renunciar ao jogo de acusações (de culpar o outro por suas mazelas) e isso só será possível se escolher perseguir a gratidão.

Entendo a gratidão como um agente imunizador, capaz de iluminar sua confiança, abrir os caminhos e, consequentemente, te proteger de todo o mal. Assim, sempre que estiver se sentindo perdido, sugiro que coloque em seu GPS interno as coordenadas da gratidão.

Busque dentro de si motivos –mesmo que pequenos– pelos quais você já pode agradecer. Pode ser que em um primeiro momento você só consiga se deparar com a ingratidão. Se esse for o seu caso, não se preocupe, lide com esse sentimeto até poder transcendê-lo e encontrar razões para ser grato.

O que estou querendo dizer com tudo isso é que a gratidão é um canal para a liberdade, para a Verdade Suprema, e mesmo que você não possa acessá-la com a mente (no momento em que bem entender), pode bater à sua porta, abrindo espaço para que ela floresça.

Até que você possa reconhecer o quão amado e abençoado você foi – e é -, provavelmente terá que gastar muito tempo brigando e procurando culpados pela sua infelicidade. Até que você possa olhar nos olhos daqueles que compõem a sua constelação familiar e agradecê-los por absolutamente tudo, precisará reeditar situações negativas em sua vida, reafirmando internamente a ideia de que você é uma vítima.

Eu tenho repetido esse ponto do conhecimento tantas vezes e de tantas diferentes maneiras porque sei o quanto esse vício da acusação está profundamente enraizado e age de forma tão sutil em cada um de nós, fazendo que fiquemos presos a situações negativas e andando em círculos. Somente quando transformarmos essa vítima dentro de nós, poderemos nos libertar das lentes que distorcem nossa percepção.

Para isso acontecer é preciso adentrar os cantinhos da sua alma que estão precisando de luz e ar fresco. E você descobre esses cantinhos ao se colocar presente a ponto de notar quais são as situações na sua vida que vivem se repetindo e lhe causando angústia, pois são elas que apontam os quartos escuros aí dentro, as dores e mágoas que ainda não foram cuidadas e te impedem de agradecer verdadeiramente por tudo o que viveu.

Eu tenho dito que você é uma manifestação do amor, mas não quero que acredite em mim –quero que sinta o que eu digo e comprove por si mesmo.

Mas para isso acontecer, para você pegar o caminho do coração, precisará se libertar do seu passado e de todos os desacordos que tem com o que viveu.

Para isso acontecer, será necessário entrar em entendimento com a vida, e você só consegue se entender com ela quando pode agradecê-la de verdade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que praticar a #gratidão é um ótimo remédio contra todos os males - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Mais Posts