PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Aproveite este Natal para descobrir o que te impede de amar

Sri Prem Baba

22/12/2017 04h10

Crédito: iStock

A noite de Natal costuma nos trazer uma chance de purificarmos aquilo que nos impede de amar. É uma oportunidade de estarmos juntos daqueles que amamos e com coração aberto, de nos lembrarmos da fraternidade, de podermos abrir mão, pelo menos por algumas horas, das nossas disputas, raivas, separações, de abrirmos mão desse cultivo diário da discórdia.

A noite de Natal nos traz a benção de perguntarmos a nós mesmos com sinceridade: afinal de contas, o que me impede de amar?

A mente condicionada no passado, que carrega um grande fardo de mágoas e ressentimentos, é com certeza um grande impedimento para o amor fluir livremente. Você está preso em "pactos de vingança" que fazem repetir situações desagradáveis, geradoras de sofrimento por toda a vida, sem conseguir se abrir para o perdão chegar.

Considero o perdão o maior dos ensinamentos de Jesus. Alguns questionam se ele de fato existiu, mas não acho isso tão relevante –prefiro me atentar a seus ensinamentos. Dizem que ele ressuscitou mortos, fez o cego enxergar, transformou água em vinho, multiplicou alimentos. Mas o que a história de Jesus nos conta é que, ao ser torturado e humilhado, ele pediu a Deus que tivesse compaixão por seus irmãos, pois eles não sabiam o que estavam fazendo.

Esse é o verdadeiro milagre: a superação do ódio, da vingança e do medo. É compreender que, às vezes, o outro está te atacando, maltratando, querendo acabar com você, mas isso não passa de um grito de socorro –por mais que seja difícil compreender.

Jesus, Buda, Krishna entre tantos outros são manifestações da compaixão divina mostrando-nos o caminho da libertação do sofrimento. Se você quer conhecer esses mestres, precisa chegar ao coração deles, porque os significados dessas passagens simbólicas e mitológicas só são revelados através do coração.

Se você quer conhecer o amor e o perdão, precisa caminhar na direção de se tornar o amor e o perdão. Perdoar tudo aquilo que de alguma forma te magoou usando a compreensão de que o mal é fruto da ignorância. Se alinhar com os ensinamentos de Jesus significa renunciar à violência e aos pactos de vingança que fazem você seguir criando guerra.

Estará a humanidade hoje mais madura para poder se libertar dos condicionamentos mentais do que na época de Jesus? Estará a humanidade madura o suficiente para não ser tragada pelo poder gravitacional dos condicionamentos mentais? Estaremos maduros o suficiente para darmos um salto quântico em nossa evolução? É o que temos buscado: promover um avanço na evolução da consciência de forma que sejamos guiados pelo amor e não pelo sofrimento.

Hoje ainda evoluímos pela dor e por isso mesmo se faz necessário conhecer a mecânica do sofrimento para poder se desidentificar dele. Faz-se necessário conhecer a mecânica do ego para que você não caia em suas armadilhas. Por isso me repito tanto nos ensinamentos que chamo de "ABC da Espiritualidade", porque se você não pode identificar os buracos no seu caminho –e consequentemente a força de atração para cair dentro deles– você jamais conseguirá andar sem levar tombos.

É inevitável aprender a lidar com o mal sem temê-lo, para que aprenda a transformá-lo. É imprescindível aprender que nessa batalha sua melhor arma é o perdão e sua maior proteção é o amor que flui do seu coração.

Todas as formas divinas estão dentro de nós mesmos. Jesus está dentro de nós. Esse poder de cura das mazelas do passado está dentro de nós.

Que possamos sacrificar o egoísmo e nos tornar o perdão. Que possamos viver para que todos sejam felizes.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba