Porque a vaidade está atravancando sua vida
Se você já viu o filme "Advogado do Diabo" talvez se lembre da frase dita pelo próprio diabo: a vaidade é meu pecado predileto. Se for sincero consigo mesmo, talvez consiga perceber que o que te impede de se arrepender e perdoar aqueles que de alguma forma te machucaram, é a vaidade que carrega. Podemos traduzi-la como uma obstinação, um apego profundo a um ponto de vista.
Ela funciona como uma grande distração nos fazendo acreditar que somos melhores do que os outros, de que estamos certos e eles errados, alimentando nossa autoimagem distorcida. Junto à obstinação e ao medo, ela dá voz a uma intencionalidade negativa, que faz com que criemos – sem nem nos darmos conta – situações de sofrimento. É ela quem diz que sabe o que é bom para nós e quer seguir na contramão ao invés de se render ao fluxo da vida. É ela quem impede a nossa entrega ao mistério.
Como todas as manifestações do eu inferior, a vaidade – que é um aspecto do orgulho – está a serviço de proteger dores com as quais não queremos mais entrar em contato. O curioso é que a única forma de conseguirmos ser felizes de verdade é justamente entrando em um acordo com nosso passado, com todas essas marcas difíceis que geraram uma profunda ferida em nosso sistema.
Somente conseguindo perdoar e agradecer de verdade tudo de bom e tudo de ruim que vivemos, é que poderemos nos libertar desses mecanismos de defesa, dessa necessidade de nos defendermos da vida. Porém, para isso acontecer, é preciso admitir que a única pessoa que impede a felicidade em sua vida é você mesmo. E é justamente nessa hora que a vaidade entra em ação, sustentando a mentira de que os outros é que são os culpados da sua miséria.
Compreenda que enquanto não puder perdoar verdadeiramente quem te feriu, precisará do orgulho para se proteger. E precisará também fingir ser quem não é para ter reconhecimento, se sentir importante, chamar atenção, buscando aliviar as mágoas de não ter sido reconhecido e amado como precisava no passado.
Quando puder curar essas feridas do seu corpo, estará pronto para ser autêntico. Somente uma pessoa autêntica é uma pessoa simples e somente pessoas simples podem se entregar ao fluxo da vida. Isso só pode acontecer quando estiver pronto para abrir mão da autoria, quando se permitir ser receptivo para receber o que lhe é oferecido.
Como se libertar dessa criança ferida e ajudá-la a se livrar do passado? Cada caso é um caso, mas a necessidade é a mesma: encontrar seu lugar no mundo. E como você o encontra? Colocando seus talentos a serviço do amor, podendo, assim, se sentir verdadeiramente pertencendo, verdadeiramente preenchido e alegre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.